Links nos Stories do Instagram estão e fase de teste
A inclusão de links nos Stories do Instagram não chega a ser exatamente uma novidade, já que o uso desse recurso já era possível para usuários que têm mais de 10 mil seguidores há algum tempo.
A novidade é que o Instagram está testando, ainda de forma bem discreta, a possibilidade de inserção de links nos Stories do Instagram, através de Stickers, aquelas figurinhas que podemos incorporar a este tipo de publicação.
Em vez de usar o já conhecido “arraste para cima”, o aplicativo poderá permitir que usuários redirecionem seus seguidores para páginas externas usando um sticker de link.
Pelo que sabemos até o momento, este novo recurso estaria disponível para qualquer perfil na rede social, mas por enquanto os testes estão limitaoainda abrangem um número pequeno de pessoas.
No momento, a função de arrastar para cima é limitada a contas verificadas ou que possuam mais de 10 mil seguidores, o que tem feito com que usuários com um número menor de seguidores, busquem por outras soluções.
Uma dessas soluções para inclusão de links em Stories no Instagram tem sido o uso de agregadores de links que podem ser colocados na Bio do perfil, como o Linktree.
Com o recurso de inserção de links nos Stories do Instagram através de Stickers, é de se esperar que os usuários venham a usar menos o recurso de agregadores de links em seus perfis.
Vantagens dos links nos Stories do Instagram através de Stickers
O teste que o Instagram vem fazendo com a possibilidade de links nos Stories, trará algumas vantagens para os usuários que podem deixar a plataforma mais dinâmica.
Uma dessas vantagens é que ao contrário da opção de arrastar para cima disponível atualmente é que através dos Stickers, Stories como enquetes, poderiam continuar recebendo respostas após as 24 horas de vida que este tipo de publicação tem.
Segundo Vishal Shah, chefe de produto do Instagram em entrevista concedida ao site The Verge, “Esse é o tipo de sistema futuro que o Instagram gostaria de ter”.
Ainda de acordo com o The Verge, a ideia principal do teste é aprender como as pessoas podem tirar proveito dos links dentro do aplicativo.
O Instagram deve analisar quais tipos de links são postados, com uma atenção redobrada para spam e desinformação.
Shah afirma ainda que não há planos de trazer os links para o feed ou mesmo outra parte do Instagram, como o IGTC ou Reels, pelo menos em um primeiro momento.
Outra informação interessante é que pelo menos neste momento, não há previsão de quando, e se o Instagram vai implementar os Stickers com links para todos os usuários da plataforma.
Para quem trabalha com SEO – Search Engine Optimization, a notícia também, é muito boa. Como o Instagram oferece muito poucas opções para a inserção de links, não ajuda muito em um dos principais processos de otimização de sites.
Muitos profissionais especializados na gestão de redes sociais se tornaram verdadeiros mestres na criação de frases de chamariz, mas como não podem colocar links em suas postagens, não conseguem direcionar as pessoas para as páginas dos sites que administram.
Com a possibilidade de criação de links nos Stories do Instagram, estes profissionais poderiam gerar mais tráfego para seus sites, lojas virtuais e blogs.
Por enquanto, este recurso está apenas em uma etapa de teste, por isso, não espere que se torne uma realidade da noite para o dia, mas é possível que em breve tenhamos pessoas navegando na web através de links vindos do Instagram.
Para se manter em dia com os desfecho do teste de inserção de links nos Stories do Instagram e outras notícias sobre o Instagram, assine a nossa Newsletter e nos siga nas redes sociais.