Instagram Faz Teste em Feeds

Instagram Faz Teste em Feeds

O Instagram está testando mais uma vez a apresentação de publicações sugeridas no feed dos usuários.

Já em agosto do ano passado a plataforma realizou algumas pesquisas neste sentido, com o objetivo de aumentar a taxa de retenção dos usuários na plataforma.

Ao mesmo tempo essa novidade tenta oferecer também a possibilidade das publicações alcançarem o público em uma situação diferente da barra Explorar.

O objetivo parece ser oferecer aos usuários do Instagram a possibilidade de tomarem contato com conteúdos mais amplos, saindo da “bolha” dos perfis que ele mesmo segue.

Imaginamos que essa distribuição de conteúdo entre não seguidores, será orientada pelo algoritmo do Instagram, a partir do parâmetro Interesse, que ele já utiliza em outras situações similares.

Esse novo teste está sendo acompanhado por controles para a exibição de conteúdo, o que não tínhamos visto no teste anteriormente feito ano passado.

Os usuários podem definir os tópicos que consideram mais interessantes e suspender as recomendações apresentadas pela plataforma por 30 dias para acompanhar somente as publicações dos perfis que seguem.

Na prática, essa modificação faz com que o feed assuma uma parcela da exposição oferecida pela seção Explorar do Instagram.

Se alguma recomendação apresentada no feed for considerada inconveniente, o usuário poderá suspender a exibição dois posts relacionados através da opção de feedback que a plataforma oferece.

Todas as publicações sugeridas serão acompanhadas por um botão de avaliação. Através dele o usuário poderá

suspender a exibição desse tipo de conteúdo, suspender as recomendações em seu feed por 30 dias ou até mesmo bloquear a exibição daquele perfil, como já acontece em outras plataformas.

Instagram Faz Teste em Feeds

Maior retenção dos usuários na plataforma

Ao que tudo indica, o teste realizado pelo Instagram tem como objetivo principal tentar deixar o feed principal mais variado e atrativo, como uma forma de conseguir uma taxa de retenção dos usuários na plataforma maior.

De qualquer forma, quem sentir incomodado pelas publicações sugeridas terá a oportunidade de bloquear este recurso, através dos controles que mencionamos acima.

Este é certamente mais um round da luta do Instagram contra seus concorrentes, como o TikTok, que já utiliza a estratégia de exibição de conteúdo direcionado para seus usuários.

A ideia é que ao oferecer uma variedade de conteúdos ampla, isso estimule os criadores de conteúdo a publicarem com mais frequência e com isso conseguir atingir um público que está além da sua base de seguidores.

A decisão de oferecer controles de exibição de publicações sugeridas é muito bem vinda, pois dará um certo grau de controle sobre o conteúdo que recebem.

Como o algoritmo do Instagram pode identificar interesses e preferência, e por isso mesmo tem a capacidade de identificar para quem ele deve distribuir o conteúdo, permitir que os usuários “divirjam” da opinião do algoritmo parece ser uma decisão acertada.

O teste, por enquanto, está sendo feito apenas em alguns países de língua inglesa, e mesmo assim, para um número limitado de usuários da plataforma.

Como por enquanto trata-se apenas de um teste, não se tem qualquer garantia de que a medida venha a ser implementada definitivamente, e também não temos ideia se essa nova funcionalidade será disponibilizada para os usuários no Brasil.

Mantenha-se sempre em dia com as últimas notícias sobre o Instagram, estratégias de vendas, ferramentas e outros assuntos relacionados, acompanhando o InstaSeller, tanto aqui no site quanto em nossas redes sociais.

Fonte: The Verge

Deixe o seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Sobre o Instagram

Segurança de Contas no Instagram Ganha Nova Ferramenta

Segurança de contas no Instagram ganha nova ferramenta A questão da segurança de contas no Instagram ganhou uma nova ferramenta com o objetivo de evitar...

Mais Lidos em Notícias

Buscar no Site

Últimas Publicações