Social Commerce Cresce no Brasil
Pesquisa mostra que Social Commerce cresce no Brasil a passos largos e já se posiciona como um importante canal de vendas para as marcas. O estudo mostra que 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar
As compras na Internet, que mesmo antes da pandemia já vinham crescendo significativamente, hoje se tornaram um hábito para 86% dos brasileiros.
Como boa parte das pessoas acessam as redes sociais, 4,2 bilhões de usuários no mundo todo, segundo a We Are Social, o social commerce cresce no Brasil e no mundo inteiro de forma acelerada.
O avanço do Social Commerce, que tem como um dos seus fundamentos um relacionamento mais próximo com os compradores e a prática de compra e venda via redes sociais, ganha cada vez mais volume.
O fato é que o social commerce cresce no Brasil, e é tido por diversos especialistas como uma das principais tendências do marketing digital para os próximos anos.
Segundo a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box, 37% dos usuários fazem uma visitinha às lojas virtuais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras online.
Para pesquisar itens de desejo, 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais com um percentual de 56%, para ter acesso a avaliação de outros clientes, e 54% para comparar preços.
Segundo o levantamento, os clientes das classes A e B são os que mais se interessam pela experiência de compra de outras pessoas, representando 75% desse total, enquanto nas classes C, D e E, a porcentagem fica em 65%.
Para André Patrocínio, CEO da Etus, isso indica que os consumidores acreditam que as redes sociais têm possibilitado o acesso a uma avaliação real sobre o produto e a loja.
“Quem está pesquisando quer saber a opinião de quem já comprou para ter certeza se o produto é de boa qualidade, se o tempo de entrega, preço e atendimento valem à pena, bem como se a compra é segura. Os comentários ficam visíveis, e isso pode ser bastante positivo à marca — ou não. Por isso, é fundamental garantir um bom atendimento nas redes sociais, e também no site e aplicativo”, explica Patrocínio.
Entre as redes sociais, Instagram é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos com um percentual de 62%, sendo seguido pelo Facebook com 61%, Google Shopping com 61% e WhatsApp com 37%.
Qual canal é o escolhido pelos clientes na hora de comprar?
Dos 86% que têm o costume de fazer compras na Internet, 74% o fazem pelos sites e aplicativos, 18% nas lojas físicas, e 8% pelas redes sociais.
Falando especificamente dos que usam as redes sociais para consumir, a maioria recorre ao Google Shopping com 53% e ao Instagram com 50%, como você pode ver no gráfico abaixo.
Entre as razões pelas quais as pessoas escolhem comprar nas redes sociais, os motivos são os mais variados e vão desde preço, rapidez, e acesso a mais informações sobre os produtos, à facilidade e praticidade ao pesquisar e à possibilidade de encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores.
Segundo a pesquisa, além dos preços (54%) e praticidade (49%), há pessoas que se sentem mais seguras ao comprar em sites e apps (44%), e outras que querem ter acesso a mais opções de produtos (44%).
O peso das avaliações no Social Commerce
O levantamento ainda revela que 75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas das quais compram, 62% fazem isso nos sites das lojas/marcas, 35% em sites como o Reclame Aqui, e 34% nas redes sociais da marca, ou nas suas próprias redes sociais, opção de 26% dos pesquisados.
Os dados mostram também que 56% aderiram às redes sociais para pesquisar sobre produtos com o intuito de ter acesso às avaliações de outros compradores, e 67% vão direto aos comentários de outros clientes para saber como foi a experiência deles com a marca.
Na opinião de André Patrocínio, é fundamental que as empresas, incluindo pequenos produtores, percebam que Instagram, Facebook, Whatsapp, conhecidas redes de relacionamento entre amigos e familiares, se abriram e ganharam força quando o assunto é comércio eletrônico.
Estes empreendedores devem dedicar mais tempo às estratégias de marketing digital e vendas que incluam esses canais, até mesmo porque, proporcionar uma jornada omnichannel aos consumidores hoje é algo fundamental, visto que 60% já consomem de forma híbrida no Brasil.
“As redes sociais têm se mostrado uma importante vitrine — tanto para o lado positivo quanto para o negativo — e uma grande ferramenta de fidelização, tanto às grandes marcas, que conseguem dividir com os potenciais compradores a rotina de produção dos itens e serviços oferecidos, convidando-os a interagir e fazer parte desse dia a dia, quanto aos pequenos produtores e comércios locais, que conseguem divulgar seus negócios de maneira orgânica. Cabe aos varejistas investir em uma boa comunicação e uma boa experiência aos usuários para que suas qualidades sejam amplificadas por meio das redes”, afirma o CEO da Etus.
O social commerce cresce no Brasil, e nós aqui no InstaSeller iremos manter você sempre em dia com os principais dados desse mercado através da nossa seção de notícias.