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Social Commerce Cresce no Brasil

Pesquisa mostra que o Social Commerce cresce no Brasil, seguindo uma tendência que deve se intensificar no cenário pós-pandemia. Confira os números.

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Social Commerce Cresce no Brasil

Pesquisa mostra que Social Commerce cresce no Brasil a passos largos e já se posiciona como um importante canal de vendas para as marcas. O estudo mostra que 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar

As compras na Internet, que mesmo antes da pandemia já vinham crescendo significativamente, hoje se tornaram um hábito para 86% dos brasileiros.

Como boa parte das pessoas acessam as redes sociais, 4,2 bilhões de usuários no mundo todo, segundo a We Are Social, o social commerce cresce no Brasil e no mundo inteiro de forma acelerada.

O avanço do Social Commerce, que tem como um dos seus fundamentos um relacionamento mais próximo com os compradores e a prática de compra e venda via redes sociais, ganha cada vez mais volume.

O fato é que o social commerce cresce no Brasil, e é tido por diversos especialistas como uma das principais tendências do marketing digital para os próximos anos.

Segundo a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box, 37% dos usuários fazem uma visitinha às lojas virtuais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras online.

Para pesquisar itens de desejo, 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais com um percentual de 56%, para ter acesso a avaliação de outros clientes, e 54% para comparar preços.

Segundo o levantamento, os clientes das classes A e B são os que mais se interessam pela experiência de compra de outras pessoas, representando 75% desse total, enquanto nas classes C, D e E, a porcentagem fica em 65%.

Para André Patrocínio, CEO da Etus, isso indica que os consumidores acreditam que as redes sociais têm possibilitado o acesso a uma avaliação real sobre o produto e a loja.

“Quem está pesquisando quer saber a opinião de quem já comprou para ter certeza se o produto é de boa qualidade, se o tempo de entrega, preço e atendimento valem à pena, bem como se a compra é segura. Os comentários ficam visíveis, e isso pode ser bastante positivo à marca — ou não. Por isso, é fundamental garantir um bom atendimento nas redes sociais, e também no site e aplicativo”, explica Patrocínio.

Entre as redes sociais, Instagram é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos com um percentual de 62%, sendo seguido pelo Facebook com 61%, Google Shopping com 61% e WhatsApp com 37%.

Social Commerce Cresce no Brasil

Qual canal é o escolhido pelos clientes na hora de comprar?

Dos 86% que têm o costume de fazer compras na Internet, 74% o fazem pelos sites e aplicativos, 18% nas lojas físicas, e 8% pelas redes sociais.

Falando especificamente dos que usam as redes sociais para consumir, a maioria recorre ao Google Shopping com 53% e ao Instagram com 50%, como você pode ver no gráfico abaixo.

Crescimento do Social Commerce no Brasil

Entre as razões pelas quais as pessoas escolhem comprar nas redes sociais, os motivos são os mais variados e vão desde preço, rapidez, e acesso a mais informações sobre os produtos, à facilidade e praticidade ao pesquisar e à possibilidade de encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores.

O Social Commerce Cresce no Brasil

Segundo a pesquisa, além dos preços (54%) e praticidade (49%), há pessoas que se sentem mais seguras ao comprar em sites e apps (44%), e outras que querem ter acesso a mais opções de produtos (44%).

O peso das avaliações no Social Commerce

O levantamento ainda revela que 75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas das quais compram, 62% fazem isso nos sites das lojas/marcas, 35% em sites como o Reclame Aqui, e 34% nas redes sociais da marca, ou nas suas próprias redes sociais, opção de 26% dos pesquisados.

Os dados mostram também que 56% aderiram às redes sociais para pesquisar sobre produtos com o intuito de ter acesso às avaliações de outros compradores, e 67% vão direto aos comentários de outros clientes para saber como foi a experiência deles com a marca.

Na opinião de André Patrocínio, é fundamental que as empresas, incluindo pequenos produtores, percebam que Instagram, Facebook, Whatsapp, conhecidas redes de relacionamento entre amigos e familiares, se abriram e ganharam força quando o assunto é comércio eletrônico.

Estes empreendedores devem dedicar mais tempo às estratégias de marketing digital e vendas que incluam esses canais, até mesmo porque, proporcionar uma jornada omnichannel aos consumidores hoje é algo fundamental, visto que 60% já consomem de forma híbrida no Brasil.

“As redes sociais têm se mostrado uma importante vitrine — tanto para o lado positivo quanto para o negativo — e uma grande ferramenta de fidelização, tanto às grandes marcas, que conseguem dividir com os potenciais compradores a rotina de produção dos itens e serviços oferecidos, convidando-os a interagir e fazer parte desse dia a dia, quanto aos pequenos produtores e comércios locais, que conseguem divulgar seus negócios de maneira orgânica. Cabe aos varejistas investir em uma boa comunicação e uma boa experiência aos usuários para que suas qualidades sejam amplificadas por meio das redes”, afirma o CEO da Etus.

O social commerce cresce no Brasil, e nós aqui no InstaSeller iremos manter você sempre em dia com os principais dados desse mercado através da nossa seção de notícias.

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