Estratégias de marketing para Social Commerce
Com a disseminação do uso das mídias sociais é cada vez mais importante ter uma estratégia de marketing para social commerce já que este canal de venda vem ganhando cada vez mais expressão no cenário dos negócios online.
Ter uma presença ativa e bem estruturada nas redes sociais vem se tornando um diferencial entre os diversos players do e-commerce brasileiro e agora também desperta a atenção de pequenas e médias empresas que não querem ficar longe desse mercado.
O crescimento do social commerce, principalmente após a pandemia de COVID-19, vem sendo notado no mundo inteiro, e por isso se você ainda não está presente neste segmento do marketing digital, é hora de se apressar.
São milhões de pessoas a espera da sua loja virtual nas redes sociais, mas você só conseguirá atingir esta audiência, com boas estratégias de marketing para social commerce.
As principais estratégias de marketing para Social Commerce
Abaixo listamos algumas estratégias de marketing para social commerce que vão ajudar você a estruturar sua campanha de marketing nas mídias sociais.
São conceitos básicos que muitas das vezes são esquecidos pelas empresas em busca de exposição nas mídias sociais a qualquer custo.
Não pode ser assim. Social Commerce é acima de tudo uma história de construção de relacionamentos.
1 – O planejamento prévio é fundamental
Trabalhar com estratégias de marketing para social commerce vai exigir de você muito planejamento e coordenação entre as diversas ações de marketing que você deverá empreender.
Por isso é importante que você tenha muito critério na hora de selecionar as plataformas onde irá atuar e ter um plano de marketing para redes sociais que integre todas estas plataformas, para potencializar as ações executadas nelas.
Para que suas estratégias de marketing para social commerce trabalhem de forma bem afinada, você precisará também desenvolver estratégias específicas para cada plataforma, levando em consideração os recursos que elas oferecem.
Por exemplo, desenvolver uma estratégia de marketing no Instagram, é completamente diferente de uma estratégia de marketing no Facebook, pois os comportamentos do público e recursos oferecidos pelas plataformas são diferentes.
2 – Entenda por que as pessoas usam as mídias sociais
O primeiro passo para orientar as suas estratégias de marketing para social commerce é se conscientizar de que as principais razões que as pessoas usam as redes sociais são para passar o tempo e se divertirem.
Por esta razão, as empresas devem concentrar a maior parte de seus esforços de mídia social sobre a utilização do entretenimento para construir a retenção de clientes e aquisição.
As empresas também podem aproveitar aqueles que usam as mídias sociais para se comunicar ou se expressar através da construção de uma comunidade online para manter conversas.
3 – Produza conteúdo realmente relevante
As estratégias de marketing para social commerce têm como um de seus principais pilares a produção de conteúdo relevante, fundamental para qualquer ação de Inbound Marketing.
Por isso, antes de qualquer coisa, o estrategista em mídias sociais deve pensar no tipo de conteúdo que irá produzir para fundamentar suas estratégias de marketing para social commerce.
Para que você tenha uma visão melhor desse tópico, recomendamos que leia o artigo Como Criar Conteúdo Para as Redes Sociais, onde oferecemos insights valiosos sobre essa questão.
4 – Construa relacionamentos com Influenciadores
São essas pessoas com quem você deve concentrar a maioria de seus esforços e construir relacionamentos nas suas estratégias de marketing para social commerce.
Também não há razão para limitar o diálogo e debates nas mídias sociais.
Os influenciadores têm muitos endereços de e-mail listados em seus blogs, para que você possa contatá-los diretamente para suas ações de e-mail marketing.
Uma vez que você construiu relacionamentos com influenciadores, receber atenção em redes sociais é relativamente fácil, devido a exposição que você pode obter.
5 – Seja compartilhável
É pouco provável que muitas pessoas voluntariamente compartilhem páginas de produtos da sua loja virtual ou qualquer outro tipo de site de vendas que você tenha.
Elas são muito mais propensas a compartilhar posts divertidos e interessantes, vídeos e imagens.
Isso deve reforçar a ideia de que as redes sociais não devem ser pensadas como um canal de vendas.
É muito mais inteligente usá-las como um canal para criação de um primeiro contato canal e também como um canal de retenção de clientes.
O que é compartilhável?
- Informação nova que seja interessante, surpreendente e original;
- Qualquer coisa que faça com que as pessoas riam;
- Belas imagens principalmente em mídias como o Instagram e Pinterest;
- Mensagens que reforçam a visão da marca.
O conteúdo que vem em pedaços do tamanho de uma mordida são mais fáceis de serem digeridos.
6 – Esteja onde o seu público está
A primeira pergunta que os profissionais de marketing online deve estar se perguntando é onde o seu público-alvo está?
Não importa em que setor a sua empresa opera, há um lugar online, onde as conversas estão acontecendo em torno desse assunto.
Seu primeiro trabalho é encontrar essa comunidade. Pode ser um grupo de discussão no Facebook ou LinkedIn, mas pode facilmente ser um fórum, que pode parecer antiquado, mas se é o lugar onde o seu público-alvo está, que é lá onde você deveria estar.
7 – Entenda que as mídias sociais não são um ambiente de vendas
Os consumidores não recorrem às mídias sociais, necessariamente para comprar o que a sua empresa está vendendo.
Eles usam estes canais para se divertir e interagir com seus amigos e familiares. Você não pode usar as mídias sociais como seu único meio de comunicação com os consumidores.
A mídia social é por contato casual. Redes como Facebook e Instagram, na verdade, resultam de filtros com base em quem e o que os usuários interagem na maioria das vezes, e por isso as marcas raramente aparecem com destaque em suas correntes.
Uma das grandes vantagens das mídias sociais é a sua capacidade para que determinados tipos de mensagens se espalhem de forma viral.
As pessoas prestam mais atenção em algo que foi compartilhado pelos seus amigos do que para uma propaganda.
Por isso, em suas estratégias de marketing para social commerce aproveite esse fato para construir novos seguidores.
É claro que as estratégias de marketing para social commerce contam com ferramentas de vendas, como uma loja virtual no16 Facebook ou uma loja virtual no Instagram, mas esse na verdade não é o foco principal.
Com novas tecnologias e ferramentas, as estratégias de marketing para social commerce tendem a se sofisticar cada vez mais. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do InstaSeller.