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Como Funciona o Algoritmo de Instagram

Veja neste artigo como funciona o algoritmo do Instagram e como você pode usá-lo para aumentar o alcance das suas publicações e também a relevância do seu perfil.

Algoritmo do Instagram – Como funciona

Saber como funciona o algoritmo do Instagram é fundamental para quem deseja usar esta rede social como uma ferramenta de marketing eficiente.

Podemos dizer sem medo de errar que sem compreender o funcionamento dessa ferramenta do Instagram, dificilmente você conseguirá desenvolver uma estratégia de marketing que fortaleça a relevância do seu perfil e o alcance orgânico de suas publicações.

Com uma audiência de mais de 800 milhões de usuários no mundo todo, é necessário conhecer muito bem de que forma as postagens são distribuídas e para isso é necessário saber como funciona o algoritmo do Instagram.

Em nosso curso de Instagram, dedicamos uma vídeo aula inteira a este tema, justamente por entender que sem a compreensão desta ferramenta, conseguir criar uma estratégia de marketing digital dentro dessa rede social se torna uma missão praticamente impossível.

Como funciona o algoritmo do Instagram

O Instagram é atualmente uma rede social orientada por um algoritmo desde março de 2016, abandonando a atualização do timeline por ordem cronológica, adotada desde o início dessa rede.

Nos primeiros seis anos de vida, o Instagram era um simples feed cronológico reverso de posts das contas seguidas por cada usuário.

Quando você fazia login em sua conta no Instagram, via sempre as postagens mais recentes primeiro. Não importava se eles eram do seu melhor amigo ou da sua marca favorita.

Quando o feed do Instagram passou a ser gerido por um algoritmo a “grita” foi geral, mas o Instagram afirma que desde que o algoritmo foi implementado, as pessoas têm gostado e comentam mais fotos e tendem a se envolver com a comunidade de maneira mais ativa.

Na verdade, o Instagram diz que desde esta mudança, os usuários passaram a ver 90% das postagens de seus amigos e familiares, em comparação com 50% antes do algoritmo de feed ser introduzido.

Para garantir que a pessoa vai ver apenas o que para ela é mais relevante, buscando a melhor experiência do usuário, o algoritmo do Instagram utiliza alguns sinais que o levam a determinar se a postagem deve ou não ser exibida no timeline daquela pessoa.

Se você seguir as mesmas contas de outra pessoa, mas interagir com o conteúdo de maneiras diferentes, o algoritmo do Instagram fará previsões diferentes sobre o conteúdo que você deseja ver. O seu feed é sempre exclusivo para você.

Os fatores de avaliação do algoritmo do Instagram

Vejamos então como funciona o algoritmo do Instagram e quais são os três fatores que ele leva em consideração na hora de distribuir o conteúdo publicado entre os feeds.

1 – Interesse

No quesito Interesse, o algoritmo do Instagram tenta “adivinhar” o seu grau de interesse por uma determinada publicação em seu feed.

O cálculo deste Interesse é baseado no seu grau de interação com postagens semelhantes no passado e também pode se basear no conteúdo da publicação em si.

Quando em nosso curso dedicamos um módulo inteiro para o estudo dos elementos de uma publicação é justamente isso que estamos visando, orientar nossos alunos a criarem publicações de alto grau de engajamento para que a relevância do perfil cresça, e principalmente, para quem realmente interessa.

Como em outras redes sociais, a escolha acertada dos tipos de conteúdos e formatos a serem publicados, levando-se em consideração a Persona de Marketing desenhada na etapa de planejamento da sua estratégia de marketing no Instagram, é fundamental para um bom desempenho do perfil.

O que isto significa para as marcas: Significa que o engajamento é fundamental e por isso, cada publicação deve levar isso em consideração. Quando os usuários interagem com seu conteúdo, eles indicam ao algoritmo que desejam ver mais de suas postagens.

2 – Recência

Neste parâmetro, o algoritmo de classificação do Instagram leva em consideração a questão da temporalidade, ou seja, o Instagram vai qualificar melhor as postagens mais recentes, pois ele sabe que as pessoas gostam de ter informações atualizadas em seu timeline.

Na verdade, o Instagram anunciou em março de 2018 que estava atualizando o algoritmo justamente para garantir que as postagens mais recentes tenham maior probabilidade de aparecer primeiro no feed, pois desta forma o conteúdo será mais recente e as pessoas não perderão as postagens que mais gostam.

É importante deixar claro que o critério de Recência não significa que você deva postar alucinadamente para garantir que seu post esteja sempre aparecendo para as pessoas. Esse é um dos grandes mitos sobre o Instagram que muitas pessoas ainda insistem em acreditar.

O que isso significa para as marcas: É importante descobrir o melhor momento para postar no Instagram para garantir que suas postagens sejam “recentes” quando seus seguidores estiverem online. Isso exigirá de você a realização de algumas análises e testes em seu perfil, já que não existe um número que seja comum a todos os perfis.

3 – Relacionamento

No fator Relacionamento o algoritmo analisa a profundidade do relacionamento do usuário com a pessoa ou marca que ele segue, com base na frequência com que ele tende a se envolver com as postagens.

Se você costuma curtir e comentar as postagens de alguém, ou se costuma ser marcado nelas, verá mais conteúdo dessa pessoa em seu feed, do que de outras com as quais não se relaciona tão frequentemente assim.

Isso ajuda a garantir que os usuários do Instagram vejam o conteúdo de pessoas e marcas com quem elas têm relacionamentos próximos, mesmo que essas pessoas não tenham seguidores suficientes para obter uma quantidade substancial de curtidas e comentários.

Por exemplo, as postagens da sua mãe nunca receberão tantas curtidas quanto a @KimKardashian. Mas como você provavelmente gosta e comenta as postagens da sua mãe com frequência, e podem marcar uma à outra nas fotos, o algoritmo de classificação do Instagram entende que você quer ver o que ela está postando, mesmo que ninguém mais esteja envolvido com o conteúdo dela.

Neste ponto, é importante destacar que no que diz respeito a Relacionamento, é possível que o algoritmo do Instagram também use algumas informações do Facebook para determinar relacionamentos, já que são plataformas irmãs.

O que isso significa para as marcas: Isso que dizer que é importante desenvolver e até mesmo forçar relacionamentos contínuos com seus seguidores. O engajamento consistente é mais valioso do que o engajamento esporádico, então saiba o que seus seguidores querem ver, se envolva e dê a eles mais desse conteúdo.

Estes são os pontos básicos que compõem o algoritmo do Instagram, mas também existem outros pontos que acabam por impactar a relevância e alcance das suas publicações nessa rede social.

Sinais secundários usados pelo algoritmo do Instagram

Os três principais sinais acima formam o núcleo do algoritmo Instagram, mas também existem outros fatores secundários que precisam ser levados em consideração:

  • Frequência de uso – Se você abrir o Instagram várias vezes por dia, sempre verá postagens recentes. Se você abrir o aplicativo apenas uma vez por semana, poderá ver postagens com alguns dias.
  • Quantidade de perfis seguidos – Se você seguir apenas algumas pessoas, o algoritmo não tem muito conteúdo para trabalhar, portanto, você poderá ver mais das postagens de cada pessoa. Se você seguir milhares de pessoas, talvez não veja postagens de todos e não verá muitas postagens de uma pessoa.
  • Uso do aplicativo – A forma como você usa o Instagram envia sinais sobre quanto conteúdo o algoritmo deve mostrar. Se você tende a olhar apenas para o aplicativo por alguns instantes, o algoritmo carregará seu feed com conteúdo que considera prioritário.

Embora estes não sejam os parâmetros principais levados em conta pelo algoritmo, ele de certa forma, acabam impactando a relevância do seu perfil, e por isso é sempre bom leva-los em consideração.

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor

Vista a base técnica do algoritmo do Instagram, vamos agora ver como usar estes conceitos a seu favor em suas ações de marketing no Instagram.

Busque se relacionar com perfis afins

Como nós vimos no item Interesse do algoritmo do Instagram tenta direcionar publicações pata perfis que tenha interesses afins. Por isso, na hora de construir sua base de seguidores, leve isso em consideração.

Não faz o menor sentido do ponto de vista de alcance de publicações e do impacto sobre o algoritmo do Instagram, acumular seguidores que não tenhas afinidade com o seu conteúdo, porque eles simplesmente não vão se engajar com as suas publicações.

Não caia em armadilhas tolas, como comprar seguidores, o que o algoritmo do Instagram identifica facilmente, ou focar suas ações nas métricas da vaidade, que no final, não levam a nada em termos de marketing.

Identifique bem o seu conteúdo

Ao elaborar a sua publicação, além de contar com imagens de qualidade, deve também identificar muito bem o conteúdo da sua publicação, em algo que passeis a chamar de SEO no Instagram.

Para deixar o seu conteúdo claro para o algoritmo do Instagram faça questão de deixar a palavra-chave que melhor representa o tema abordado na publicação em posições chave.

Coloque-a logo no início da sua legenda e inclua ela entre as suas Hashtags, assim como outras que sejam relacionadas ao assunto. Isso ajuda ao algoritmo do Instagram a entender sobre o que você está falando

Gere engajamento ativo e passivo

Do ponto de vista do algoritmo do Instagram, esta é a grande métrica de relevância, por isso capriche em seu conteúdo, alternando publicações, Stories e outros recursos para incentivar o engajamento dos seus seguidores, no que chamamos de engajamento passivo.

Além disso, o algoritmo do Instagram também percebe o engajamento ativo, ou seja, seu perfil participando da comunidade, curtindo publicações dos seus seguidores, fazendo comentários e menções ao perfil deles.

É um engano acreditar que somente o engajamento passivo impacta o algoritmo do Instagram. Ele quer incentivar a atividade na rede, e por isso, é de se presumir que o engajamento ativo também seja levado em consideração.

Mantenha seu perfil ativo

Como o algoritmo do Instagram tem entre seus parâmetros a Recência, é aconselhável que você mantenha a frequência de suas publicações, em um nível de atividade que seja relevante no seu segmento.

A criação de um calendário editorial ajuda bastante nessa área, pois ajuda a organizar suas publicações e calibrar a constância de suas publicações, mas cuidado para não confundir constância com frequência.

Não adiantará de nada você sair por aí publicando freneticamente em seu perfil, se estas publicações não tiverem qualidade, pois elas não vão gerar engajamento e o resultado é um impacto negativo sobre o algoritmo do Instagram.

Como você pode ver, o algoritmo do Instagram não é tão aleatório como algumas pessoas afirmam, muito pelo contrário, ele é extremamente coerente com o que essa, que é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, se propõe.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

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