Loja virtual no Facebook – Veja as opções
Em um mercado competitivo como o do e-commerce hoje, ter uma loja virtual no Facebook é uma oportunidade de agregar mais um canal de vendas ao seu negócio.
Já faz algum tempo que o Facebook deixou de ser apenas a grande estrela das redes sociais, para se tornar também uma ferramenta de comércio eletrônico.
É o que chamamos de F-commerce, ou seja, vendas através das ferramentas oferecidas pela própria plataforma do Facebook.
Com o crescimento do Social Commerce, principalmente durante a pandemia, a plataforma vem investindo pesado nessa área, e ter uma loja virtual dentro do Facebook vem atraindo muita gente que vende online.
Com o lançamento do Instagram Shopping, a possibilidade de vender no Instagram, as lojas virtuais no Facebook ganharam ainda mais destaque, já que são a base para vendas pelo Instagram.
Como criar uma loja virtual no Facebook
Abaixo você verá o passo a passo para a criação de um e-commerce no Facebook, mostrando a você algumas das opções disponíveis.
Para quem deseja ter uma loja virtual no Facebook existem quatro caminhos diferentes:
- Usar o modelo de loja virtual oferecido pelo próprio Facebook
- Criação da loja virtual através de um aplicativo
- Usar a própria plataforma de e-commerce para vender no Facebook
- Criação de uma plataforma de f-commerce própria
Vejamos então cada uma dessas opções e analisemos as vantagens e desvantagens de cada uma.
1 – Loja virtual oferecida pelo próprio Facebook
Esta é a melhor opção para quem pretende criar uma loja virtual no Facebook, uma vez que toda a estrutura já está preparada. Você utilizará a própria plataforma de e-commerce oferecida por eles.
Se você já possui uma página no Facebook, deverá acessar a seção de Configurações da sua página, selecionar a aba Modelos, clicar em Adicionar Uma Guia e escolher a opção Loja.
Esta é uma estratégia bastante interessante, pois não tem custo algum com plataformas e potencializa sua estratégia de marketing no Facebook. Em nosso curso de Facebook Marketing inserimos esse módulo na grade de temas abordados no treinamento.
Os recursos para criação de uma loja virtual no Facebook vêm se aperfeiçoando, uma vez que a plataforma resolveu apostar pesado no social commerce.
Esta era uma opção que durante muito tempo só estava disponível para outros países, mas atualmente, como o Facebook vem investindo violentamente no e-commerce em sua plataforma, já contamos com a maioria dos recursos aqui no Brasil.
Outra vantagem de ter uma loja virtual no Facebook é que ela é o ponto de partida para vendas no Instagram, pois o Instagram Shopping usa como base o Catálogo de Produtos do Facebook.
Para saber mais a respeito dessa opção, recomendamos que você leia o artigo Como Criar Uma Loja Virtual no Instagram, publicado aqui mesmo no InstaSeller.
2 – Usando um aplicativo para criar uma loja virtual no Facebook
A segunda opção é utilizar um aplicativo pronto, como a Bagy, o que é bem mais indicado do que desenvolver um aplicativo próprio, principalmente para quem está começando.
Este aplicativo cria uma loja virtual no Facebook e funciona como um loja virtual convencional, só que exclusiva do ambiente no Facebook.
A vantagem do aplicativo de lojas virtuais no Facebook é justamente o da terceirização da TI, ou seja, a manutenção do sistema fica por conta do desenvolvedor do aplicativo.
O Facebook muda seus protocolos a todo momento e por isso, se você parte para a solução de aplicativo próprio, terá que manter uma equipe de plantão para esse tipo de serviço emergencial.
Isso significa mais custos para a operação e redução das margens de lucro. Com a terceirização desse serviço você terá menos um problema para se preocupar.
O custo de uma aplicativo para criação de uma loja no Facebook, é relativamente baixo se compararmos com outras ferramentas utilizadas no e-commerce, por isso acredito que seja uma opção bastante viável.
3 – Loja no Facebook integrada a sua plataforma de e-commerce
A terceira opção para a criação de uma loja virtual no Facebook é criá-la a partir de uma integração direta com a sua plataforma de e-commerce, no caso de você já possuir uma.
Até mesmo em função da importância que o F-commerce tem hoje em dia, muitas plataformas de e-commerce já possuem em sua estrutura, a possibilidade de integração direta com uma loja virtual no Facebook.
Neste caso, você terá de qualquer forma, criar uma estrutura de loja virtual no Facebook, mas o trabalho de criação de Catálogo de Produtos será muito mais fácil, pois você poderá puxar as informações diretamente em sua loja virtual.
Além disso, outra grande vantagem desta solução é que você poderá gerenciar todas as vendas em um só lugar, e fazer atualizações de descrição e preço de forma automática em ambas as plataformas.
É por isso que em nosso curso sobre criação de lojas virtuais recomendamos esta opção como sendo a mais viável, e também uma recurso a ser considerado na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para o seu projeto.
4 – Plataforma de F-commerce própria
Esta última opção é indicada apenas para grandes empresas que precisam de uma integração maior de sua plataforma de e-commerce com outros sistemas já existentes.
Criar uma loja virtual no Facebook partindo do zero é uma solução que exige um investimento muito grande em termos de programação e atualização do sistema.
Na maioria dos casos essa é uma alternativa utilizada pelos gigantes do e-commerce, como Magazine Luiza e outros grandes players.
Para os empreendedores que estão começando agora ou para quem já possui uma loja virtual de pequeno ou médio porte não vale a pena nem pensar nisso.
Como disse anteriormente, a opção por ter uma loja no Facebook é uma das tendências do comércio eletrônico, mas antes, deve-se analisar com cuidado a viabilidade do projeto.
Considero essa questão da criação de uma loja virtual no Facebook importante, não somente pelo fato de se posicionar no F-commerce, mas também para criar um canal de vendas no Instagram
Para que você possa criar uma loja virtual no Instagram, é necessário ter uma loja virtual no Facebook, portanto, ao criá-la você na verdade estará abrindo dois canais de vendas complementares para o seu e-commerce.
Seja qual for a sua opção, é importante lembrar que não basta criar a loja no Facebook. Para alavancar as suas vendas pela Internet é preciso investir em marketing digital, focado no público-alvo que você deseja impactar nessa rede social.
Agora que você já conhece as opções para a criação de uma loja virtual no Facebook, escolha a alternativa que mais se adequa ao seu caso. Mantenha-se em dia com este tema assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce