E-commerce de moda no Instagram cada vez mais forte
Nos últimos tempos o e-commerce de moda no Instagram vem ganhando cada vez mais destaque, e a perspectiva é que cresça ainda mais em importância como canal de venda para as lojas online.
O crescimento das vendas online de moda e acessórios tem sido uma constante nos últimos anos, e sua recuperação após a crise da pandemia tem sido vigorosa.
Segundo o relatório Webshoppers 49, publicado pela consultoria NIQ Ebit, o e-commerce de moda terminou o ano de 2023 na quinta posição entre os setores com maior volume de vendas e um crescimento de 7% em relação ao ano anterior
Parte deste crescimento pode ser atribuído à presença cada vez maior do e-commerce de moda no Instagram e Facebook, dois canais de marketing clássicos para este segmento.
A mudança que temos visto nos últimos tempos é que além de ser um canal de marketing, o Instagram vem também se transformando em um importante canal de vendas para as lojas virtuais de moda e acessórios.
Isso tem levado várias marcas a buscarem uma presença maior no Instagram e também uma integração de suas plataformas de e-commerce com essa mídia social. Entre os produtos que mais vendem no Instagram, o segmento de moda é destaque.
A identificação do e-commerce de moda com o Instagram
Por se tratarem de mídias de display, com uma forte presença do público feminino, o Facebook e posteriormente o Instagram, sempre chamaram a atenção das lojas virtuais de moda e acessórios.
Grandes marcas como Amaro e Farm, além das gigantes do e-commerce de moda, como Dafiti, Posthaus, Zattini e outras, rapidamente montaram estratégias de marketing no Instagram, para se destacar nestes canais.
O crescimento da participação do setor na plataforma chamou atenção também de grandes varejistas internacionais que identificaram o potencial do e-commerce de moda no Instagram.
Marcas como a Shopee e Shein, entraram forte nesse segmento, competindo de forma agressiva com suas estratégias de marketing online dando inclusive origem a novos modelos de negócio online, através de programas de afiliados.
As postagens de fotos de roupas e looks completos, além da migração das blogueiras de moda para o Instagram, fez com que, o e-commerce de moda no Instagram ganhasse cada vez mais destaque.
Faltava apenas poder efetuar vendas diretamente pela plataforma, para deixar este cenário perfeito para o segmento de moda.
Isso não demorou muito para se tornar uma realidade, e aos poucos, o Social Commerce começou a ganhar força.
Lojas virtuais no Instagram
Com a popularização das redes sociais de Mark Zuckerberg, novas tecnologias foram sendo incorporadas, para que tanto o Facebook quanto o Instagram, passassem a ser mais que uma opção de marketing digital, mas também autênticas plataformas de e-commerce.
Identificando essa oportunidade, o Facebook lançou sua própria opção de loja virtual, que mais tarde foi incorporada à plataforma do Instagram.
É por isso que para ter uma loja virtual no Instagram, você necessariamente precisa de uma página no Facebook.
No caso do e-commerce de moda no Instagram, o que nos interessa mesmo é a ferramenta que faz a integração de todo o sistema com o seu perfil, o Instagram Shopping, que já avordamos aqui no InstaSeller neste artigo.
Na verdade, o Instagram Shopping não é uma ferramenta de e-commerce por si só, mas sim o sistema que promove a integração de Lojas e Catálogos criados no Facebook, ao perfil no Instagram.
As opções para criação de uma loja virtual no Instagram
Criar um e-commerce de moda no Instagram não é nada difícil, e na verdade é algo bastante democrático, o que vem atraindo cada vez mais empreendedores e empreendedoras digitais.
A rede oferece diversas opções, tanto para quem já tem uma loja virtual tradicional, como também para quem não conta ainda com uma plataforma de e-commerce.
Em primeiro lugar você deve traçar uma boa estratégia de vendas no Instagram, para definir quais serão suas prioridades e ações.
Depois é hora de montar a sua estrutura de e-commerce, começando pelo Facebook, para depois fazer a conexão com o Instagram.
Para colocar a Sacolinha, tão com um em publicações de lojas virtuais de moda e acessório, você precisa contar com uma estrutura online para realização de vendas.
Basicamente, você tem duas opções para isso:
- Promover a integração da sua loja virtual já existente, com a ferramenta de Catálogo de Produtos, que deve ser ativada na página da loja no Facebook;
- Você também pode criar uma loja virtual no próprio Facebook, como mencionado anteriormente, e integrá-la ao seu perfil comercial no Instagram.
São duas opções, com estrutura distintas, que obedecem a critérios técnicos diferentes, mas todas elas viáveis para quem deseja criar um e-commerce de moda no Instagram.
Principais dicas para um e-commerce de moda no Instagram
Confira abaixo as principais dicas para quem deseja promover um e-commerce de moda no Instagram, e até mesmo montar uma loja virtual completa nesta rede social.
1 – Crie um perfil comercial
Uma das primeiras regras para vender de forma profissional no Instagram, é ter uma Conta Comercial, e não uma Conta Pessoal.
A vantagem é ter uma série de ferramentas a mais em seu perfil, como métricas específicas e acesso a outras ferramentas, além de satisfazer e exigências das políticas do Instagram para vendas em sua plataforma.
2 – Trabalhe muito bem as suas fotos e vídeos
Acredito que o e-commerce de moda no Instagram é um dos segmentos que mais exige da qualidade das fotos que são exibidas em seus posts, e por isso este é um ponto crucial do seu projeto.
A importância das fotos de produtos no e-commerce é incontestável, uma vez que são o primeiro argumento de venda. Por isso, este é um elemento fundamental neste caso.
Você pode trabalhar com dois tipos de imagens, que a experiência tem mostrado que funcionam muito bem em termos de e-commerce de moda no Instagram.
As fotos com modelos, que contextualizam muito bem as roupas, permitindo a postagem de looks com vários elementos, e também as fotos de still, que você mesma pode produzir.
Além disso, o e-commerce de moda no Instagram se utiliza cada vez mais de vídeos, usando os Reels para apresentar seus produtos.
3 – Faça uma boa pesquisa sobre as Hashtags mais usada
Outro detalhe importante, seja para divulgar uma loja no Instagram ou vender diretamente pela plataforma, é saber como usar as Hashtags certas para gerar maior exposição para os seus posts.
As pesquisas mostram que 80% das pessoas seguem pelo menos uma marca no Instagram, mas também é fato que as pessoas seguem Hashtags específicas, sobre assuntos de seu interesse.
Por isso é importante para as lojas virtuais de moda no Instagram, fazerem publicações com as hashtags mais usadas em seu setor de atuação.
Lembre-se que as Hashtags tem um importante impacto em termos de SEO no Instagram, aumentando a sua exposiço.
Só não exagere, porque não é pelo fato do Instagram deixar você usar até 30 hashtags, que você precisa usar tudo isso.
4 – Produza conteúdo relevante
O conteúdo para redes sociais é um dos desafios mais importantes de uma estratégia de marketing no Instagram, tanto que em nosso Curso de Instagram Para Negócios, dedicamos dois módulos a esta questão.
Os usuários no Instagram não estão lá para comprar um produto, mas sim em busca de informações sobre assuntos que lhes interessam, entretenimento e relacionamento social.
Além disso, falar apenas em vendas no Instagram, deixa seu perfil enfadonho, o que certamente não ajudará você a ganhar seguidores e muito menos vender pela plataforma.
É certo que um e-commerce de moda no Instagram deve anunciar seus produtos e promoções, mas não pode se resumir a isso.
Você deverá também produzir conteúdo não comercial, com dicas e informações, que criem uma comunidade em torno da sua marca.
5 – Use e abuse dos Stories e vídeos
O Instagram é uma rede social basicamente visual, por isso, além das fotos em posts, você deve explorar também os outros recursos oferecidos pela plataforma como os Stories e vídeos, sejam eles em posts ou no IGTV.
Os vídeos no e-commerce tendem a aumentar sensivelmente a conversão de uma loja virtual, e no Instagram não é diferente.
Por isso, não deixe este elemento de comunicação de lado, pois ele pode ajudar, e muito, a alavancar as suas vendas.
6 – Impulsione as suas publicações
É sabido que o alcance orgânico no Instagram é cada vez menor e em um setor, onde a competição é tão acirrada, como o de moda e acessórios, conseguir atingir o seu público-alvo se lançar mão de anúncios e impulsionamentos, é cada vez mais difícil.
Um e-commerce de moda no Instagram precisa investir em impulsionamentos, pois são milhares de perfis disputando a atenção dos usuários, e por mais que seu conteúdo seja interessante, não vai conseguir grandes coisas com alcance orgânico.
O e-commerce de moda no Instagram é uma verdadeira arte, pois além do segmento ter características próprias, a competição exige cada vez mais dos profissionais de marketing digital.
Para complementar as informações que apresentamos neste artigo, sugiro a você que também dois outros relacionados ao tema.
O primeiro é Como Vender Pelo Instagram, e o segundo, que complementa este primeiro é Dicas Para Vender no Instagram, publicado aqui.
Se você deseja turbinar o seu e-commerce de moda no Instagram, não deixe de conferir outras dicas em nossa seção de artigos sobre Vendas no Instagram.
Esperamos que estas orientações sobre o e-commerce de moda no Instagram sejam úteis para você alavancar as suas vendas por esta rede social.
Acompanhe o InstaSeller e esteja por dentro do que de mais importante acontece em termos de vendas pelo Instagram.